Praticamente todas as gráficas na atulidade trabalham com o sistema offset de impressão, que tem dominado o mercado. O offset é considerado o modelo de impressão mais eficiente, devido à sua rapidez para médias e grandes tiragens, além de imprimir em todos os tipos e gramaturas de papéis – e, até mesmo, alguns plásticos flexíveis, como o poliestireno, tudo isso com a utilização da chapa de impressão para gráfica
A chapa de impressão, como o nome já sugere, é a matriz de toda e qualquer impressão, produzida em uma superfície que, geralmente, é metálica. A grande maioria dos processos gráficos necessita de uma chapa de impressão para guiar o trabalho, a partir de o preparo até a gravação em um produto.
Em toda impressão é indispensável o uso de tintas, podendo essas terem base feita com álcool ou água. O primeiro passo de uma impressão, portanto, é a fixação da chapa matriz na máquina, que completará o processo com rolos em alta rotação. Dentre as chapas de impressão mais utilizadas encontram-se as feitas com os seguintes materiais: alumínio; PVC; acrílico; poliestireno; policarbonato. Na produção da chapa de impressão offset, primeiramente ela é tratada para tornar-se fotossensível. Então em seguida, a chapa é exposta à luz de diferentes formas e, nesse processo, podem ser obtidas chapas como as seguintes:
A Supergraf está em São Paulo a partir de os anos 80. Inicialmente era feita somente a venda de tintas gráficas, mas, com o passar dos anos, a companhia cresceu e avançou em busca de novos e mais modernos produtos para serem comercializados. Sendo assim, hoje a Supergraf já tem capacidade de resolver clientes em muitos estados, sempre oferecendo materiais de peculiaridade para a indústria gráfica, como blanquetas, chapas, colas e produtos químicos em geral.